IBOVESPA, o Índice do Brasil

Por Edna Sacramento, CFP®



Certamente você já ouviu falar do Ibovespa quando o jornal ou aquele canal de informações fez referência ao mercado financeiro. Mas afinal, o que é o Ibovespa e para que serve?


O Ibovespa (IBOV) é o principal indicador de desempenho de ações de empresas listadas na bolsa de valores brasileira, a B3. A denominação do Ibovespa significa índice da bolsa de valores de são Paulo, sendo o resultado de uma carteira teórica de ativos determinada de acordo com critérios estabelecidos pela bolsa de negociação.


O índice IBOV tem por objetivo indicar o desempenho médio dos ativos de empresas listadas com negociação aberta, por exemplo, ações (papéis) da Petrobras S.A. (PETR4), a Vale S.A (VALE5), a Gerdau S.A. (GGBR3), entre outras grandes empresas de categoria sociedade anônima (S.A).


A metodologia do IBOV foi elaborada pela própria bolsa de valores em 1968, onde foram criados critérios para determinar a representatividade do mercado de ações por ativos de maior negociabilidade. O Ibovespa é um índice que leva em conta a liquidez das principais ações negociadas, e as ações integrantes do IBOV compõe uma carteira teórica e correspondem por cerca de 80% da negociação e volume financeiro no mercado a vista. Frente ao dinamismo do mercado financeiro o indicador utiliza uma janela de 04 meses de vigência da carteira teórica visando refletir o mercado atualizado ao longo do tempo. Para isso, ao final do quadrimestre há o ajuste dos critérios de negociação das ações listadas na bolsa e define-se a ação vai permanecer, se terá inclusão ou exclusão de novos papéis.


A finalidade do IBOV é atuar como indicador médio do comportamento do mercado acionário, por isso é utilizado como referência quando se trata de informações do mercado financeiro e para investidores do mercado de renda variável (ações e derivativos). A Bolsa é responsável por gerir, calcular e divulgar o Ibovespa em tempo real, e através de sua metodologia simples transmite transparência, segurança e confiabilidade aos participantes do mercado.


Outros Índices