Indicadores financeiros. Entenda o CDI, a Selic, o Ibovespa, entre outros

Cada segmento de mercado tem suas referências e termos específicos, e dentro do universo financeiro e de investimentos não é diferente. Quando consideram a avaliação de investimentos, muitas pessoas não conseguem analisar se os produtos de investimentos que possuem apresentam retornos interessantes por não saberem como avaliar a carteira de investimentos.


No mercado de investimentos há indicadores financeiros que são extremamente importantes para mensuração do desempenho dos ativos. Aos investidores, não é necessário ser um especialista no mercado para comparar os investimentos e uma etapa vital da avaliação é comparar o desempenho do ativo frente ao indicador, o que no termo de mercado chamamos de benchmark.


O benchmark é utilizado com referência de mercado para o investidor acompanhar o desempenho de sua carteira de investimentos. Fugindo da sopa de letrinhas com nomes específicos, acreditamos que é imprescindível conhecer os principais indicadores utilizados no mercado financeiro. Especialistas e profissionais do mercado falam com bastante facilidade na taxa CDI, do desempenho do Ibovespa e outros nomes como IPCA entre outro, mas afinal, quais são os principais indicadores financeiros mais utilizados? Vejamos a seguir:


➢ Selic

A taxa básica de juros brasileira, a Selic, é a taxa de financiamento para operações de um dia no mercado interbancário. O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão responsável por estabelecer a meta para a taxa básica de juros que é utilizada com uma taxa de referência para a economia no Brasil.


➢ CDI

A taxa CDI (Certificado de Depósitos Interbancários) é obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras. O CDI é utilizado como um dos principais indicadores do mercado financeiro, a principal referência para comparar a rentabilidade de aplicações em renda fixa, fundos de investimentos, fundos de previdência, entre outros. No jargão de mercado o CDI é medido por percentual, onde, 100% representa a taxa CDI e no comparativo, os produtos de investimento que utilizam o CDI como benchmark geralmente objetivam ter retorno superior ao CDI.


➢ Inflação (IPCA e IGP-M)

A inflação é um indicador bastante utilizando no mercado financeiro e os principais índices de inflação utilizados são o IPCA e o IGP-M. Quando há uma aplicação com retorno equivalente ao índice somado a determinada taxa, considera-se a taxa fixa a rentabilidade real do investimento (descontada inflação). No universo de investimentos este tipo de indicador/remuneração é observado visando apresentar o retorno real dos investimentos.


O IPCA (Índice de preços do consumidor amplo) é o índice de inflação oficial do Brasil calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a inflação, que foi temida nas décadas de oitenta e noventa, reflete o aumento dos preços de bens e serviços. Já o IGP-M (Índice Geral de Preço é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi criado para balizar as correções monetárias de alguns títulos públicos.


➢ IMA

A Anbima (Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), possui uma família de indicadores de renda fixa que representam a dívida pública por meio de índices chamados de IMA (Índice de mercado). Por sua vez, os IMAs são classificados por subíndices determinados por indicadores atrelados a títulos públicos, sendo: IRF-M (prefixados), IMA-B (indexados ao IPCA), IMA-C (indexados pelo IGP-M) e IMA-S (pós-fixados pela taxa Selic). O objetivo dos índices é atender as necessidades de diversos tipos de investidores e suas respectivas carteiras, criando indicados específicos.


➢ Ibovespa

O Ibovespa (IBOV) é o principal indicador de desempenho de ações de empresas listadas na bolsa de valores brasileira, a B3. A denominação do Ibovespa significa índice da bolsa de valores de são Paulo, sendo o resultado de uma carteira teórica de ativos determinada de acordo com critérios estabelecidos pela bolsa de negociação. A finalidade do índice é atuar como indicador médio do comportamento do mercado brasileiro de ações, por isso é utilizado como referência quando se trata de informações do mercado financeiro para investidores do mercado de renda variável (ações de empresas listadas em bolsa). O Ibovespa é considerado o principal indicador do mercado de capitais, sendo o benchmark para negociação de ações de empresas listadas na bolsa brasileira de valores.


Os tópicos abordados neste artigo não são recomendação ou indicação de investimento, são essenciais para qualquer pessoa entender sobre educação financeira.


Para saber mais sobre finanças e investimentos acompanhe os conteúdos da Multiplique, inscreva-se nos cursos ministrados e fique por dentro!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Home  |  Quem somos  |  Educação Financeira | Cursos |  Apostilas  |  Blog  |  Contato

Copyright © 2018 Multiplique Prepara. Powered by Design27