O Banco dos Bancos

Neste post vou explicar de forma reduzida as funções e a importância do Banco Central para o sistema Financeiro Nacional.

O BACEN tem função primordial na condução da política monetária definida pelo Conselho Monetário Nacional. Este Conselho é composto pela chamada equipe econômica do governo (Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento e Presidente do Banco Central) e sua principal missão é manter a inflação controlada.

Para isso, o Banco Central utiliza alguns instrumentos com a finalidade de controlar o volume de moeda circulando na economia (lembre-se que quanto mais moeda circula, maior será o nível de preços, ou seja, INFLAÇÃO).

O primeiro instrumento é o depósito compulsório. Todos os bancos comerciais (aqueles nos quais os cliente mantêm conta) precisam depositar no Banco Central parte do dinheiro que eles captam através de depósitos em conta corrente. O dinheiro que fica depositado no Banco Central não pode ser emprestado, e portanto não entra em circulação. Quando a autoridade monetária quer diminuir a quantidade de moeda da economia (enxugar liquidez) para controlar a inflação, ele aumenta o percentual que os bancos devem manter como depósito compulsório.

Outro instrumento utilizado é a taxa cobrada pelo Banco Central para emprestar dinheiro às instituições financeiras, a chamada taxa de redesconto. O Banco Central é o Banco dos Bancos, e as instituições financeiras recorrem a ele quando não conseguem recursos no mercado. Controlar a taxa de redesconto é controlar o custo do dinheiro, aumentando ou diminuindo o incentivo dos bancos a pegarem dinheiro para reemprestar.

O último instrumento e também o mais utilizado são as operações de mercado aberto. O famoso Tesouro Direto faz parte desta estratégia! Quando o Banco Central quer enxugar liquidez da economia, ele vende títulos do Tesouro Nacional, trocando dinheiro das pessoas por uma promessa de pagamento futuro.

T.P.F = Título Público Federal

Outras duas funções muito importantes do Banco Central são: emitir moeda e fiscalizar o funcionamento das instituições financeiras.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square