top of page

A área de investimentos cresce e necessita de pessoas qualificadas

Recentemente escrevi sobre poupança e mostrei alguns dados que a Anbima divulgou na pesquisa Raio X do investidor. Como mencionei nesse artigo, uma informação bastante intrigante foi que “89% dos brasileiros investem em Caderneta de Poupança”. Outros dados da pesquisa mostram um pouco mais sobre o investidor brasileiro. Um exemplo é o dado que diz que “76% dos brasileiros não sabem qual a rentabilidade da poupança” (vimos isso claramente no último debate presidencial, antes do 1º turno das eleições, onde um candidato afirmou que a poupança rende 6% ao ano). Ou seja, a maioria das pessoas investem em algo que não sabem como funciona. Isso mostra que o mercado necessita de profissionais capacitados para poder orientar a população sobre o tema de investimentos.

O que desejo mostrar nas próximas linhas é que o mercado brasileiro possui uma grande oportunidade para expansão de investimentos mais sofisticados (nesse artigo tratarei sobre os fundos de investimentos), e necessitará de profissionais qualificados, que possuam as certificações Anbima para orientar esses investidores.

  • Crescimento do mercado de Fundos de Investimentos

A indústria de fundos de investimentos no Brasil segue crescendo muito nos últimos anos e podemos observar isso no gráfico abaixo.

Vemos que mesmo em momentos de retração no PIB (Produto Interno Bruto), como em 2015 e 2016, tivemos um crescimento no patrimônio dos fundos de investimento.

Com patrimônio acima de 4 trilhões de reais, a indústria cresceu muito na última década e o número de fundos seguiu essa crescente aumentando consideravelmente na classe de multimercados com a abertura de muitas gestoras independentes, que fazem uma atuação quase que exclusiva na gestão de recursos de terceiros. O próximo gráfico demonstra essa evolução do número de fundo nos últimos anos.

Embora a classe de renda fixa tenha uma fatia de quase 46% do patrimônio total da indústria (conforme o próximo gráfico), a classe de multimercados tem um papel relevante na carteira de clientes pessoas físicas (varejo e varejo alta renda) e Private. Essa classe representa pouco mais de 21% do PL total.

Uma das conclusões que podemos tirar é que, embora a indústria de fundos de investimentos tenha crescido bastante nos últimos anos, há um caminho muito grande ainda para percorrer. Como mencionei no início, 89% dos brasileiros investem em Caderneta de Poupança e 76% dos brasileiros não sabem qual a rentabilidade dela, essa é uma evidência que mostra a importância de termos no mercado pessoas capazes de ensinar e orientar os investidores.

  • O que vem por aí?

Diante desses dados, vejo que o momento é de crescimento para a área de investimentos, mais precisamente como assessor de investimento. Nas mais diversas instituições financeiras haverá a necessidade de mão de obra qualificada para poder recomendar esses investimentos com uma complexidade maior. Como vimos no último gráfico, essa atuação é tanto para cliente PF como PJ.

Para quem busca aproveitar esse momento para ingressar na área de investimentos, é primordial buscar certificar-se com a CEA – Certificação de Especialista em Investimentos da Anbima.

Segundo a Anbima: “A CEA certifica profissionais que assessoram os gerentes de conta de clientes pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos”.

Se você já possui a CPA-20 saiba que a CEA não difere tanto em conteúdo, mas acaba sendo bem diferente na profundidade dos tópicos da prova, incluindo questões de cálculos financeiros. Ou seja, não basta decorar é preciso aprender para passar na prova. Vou até um pouco mais longe, para ser um bom profissional na área de investimentos será preciso entender a inter-relação entre os mais diversos conceitos, e isso só consegue quem realmente aprende.

Nós da Multiplique Certificações temos cursos presenciais e online para a preparação da CEA, e também da CPA-10 e CPA-20. Entre em nosso site e confira: www.multipliqueprepara.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page