top of page

Sobre as pegadinhas das provas da ANBIMA


E se eu te dissesse que não existem pegadinhas nas provas de certificação profissional do mercado financeiro!

O que eu percebo é que se criou uma lenda urbana de que as provas da ANBIMA e de outras instituições são cheias de pegadinhas só pra confundir o profissional e jogar o percentual de aprovados lá embaixo.

Vejo professores repetindo constantemente “Cuidado...isso aqui é uma pegadinha!” até para as questões mais básicas.


O fato é que a ANBIMA não tem interesse de reprovar ninguém. Ela preza sim pelo alto padrão de qualidade dos profissionais das instituições participantes, e quanto maior o número de profissionais certificados, mais ela se aproxima do seu objetivo. Provas como CPA-10, CPA-20 e CEA tem a finalidade de testar conhecimento, saber se aquele profissional que está ali pleiteando a certificação tem conhecimento suficiente para comercializar produtos de investimento. Geralmente você fica em dúvida entre duas alternativas, ou pior, vai ter uma alternativa (geralmente é a alternativa A) para quem não leu a questão até o final e respondeu na correria.


Não, não é fácil! SE FOSSE FÁCIL TODO MUNDO FARIA. Tem que estudar muito, entender os conceitos, ler as questões com tranquilidade, entender o que está sendo pedido na questão , ver o que faz sentido e responder com calma.


Agora, não perca tempo pensando nas pegadinhas que podem aparecer na prova. Quanto mais você se prepara, menos elas aparecem. Não vá para a prova com medo. Tem muita gente ganhando dinheiro aterrorizando os alunos, prometendo métodos mágicos de memorização, mapeando todas as “pegadinhas”, etc. Tenha em mente que você precisa estar preparado não só para a prova, mas para a sua carreira! De nada adianta você passar 15 dias decorando conceitos para passar na CPA10 se depois você não consegue ter segurança para falar com o seu cliente. Ou perceber que não lembra de mais nada quando precisar fazer o CPA20. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. É clichê, mas é a mais pura verdade. Você será constantemente desafiado a tirar certificações mais complexas para que possa ter uma boa posição.


O segredo do sucesso da educação continuada é aprender de verdade, sem querer tomar atalhos. Invista seu tempo no que realmente irá fazer diferença...na hora da prova e para o restante da sua vida profissional!





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page