top of page

Entenda Previdência em 10 minutos

É tanta letrinha que parece que a cabeça vai dar um nó...

Por um motivo nada bom, a discussão sobre previdência vem ganhando destaque nos últimos anos. O nosso sistema público de seguridade social, o INSS, apresenta déficits gigantescos. Ou seja, não tem dinheiro pra pagar todo mundo! Por isso você tem ouvido falar tanto em reforma da previdência. Basicamente o nosso sistema previdenciário foi desenhado para um país que tinha muitos jovens e poucos idosos (pirâmide populacional típica de países subdesenvolvidos). Muitas pessoas no mercado de trabalho para poucas pessoas aposentadas. Mas com o passar dos anos e com o desenvolvimento econômico do país, a nossa pirâmide foi mudando de forma... a expectativa de vida aumentou bastante e os casais passaram a ter menos filhos. E ficou mais difícil manter os que se aposentam, porque hoje temos menos pessoas trabalhando para cada aposentado.

Por esses motivos é que falamos tanto em previdência privada, que dentre outras funções, serve para complementar a renda na fase de aposentadoria.

Hoje as pessoas precisam tomar as rédeas, fazer um planejamento financeiro e deixar de terceirizar esse assunto para o governo.

E é aí que os gerentes de relacionamento,assessores de investimento e planejadores financeiros entram em cena! Para auxiliar as pessoas a escolher corretamente o plano mais adequado. São muitos detalhes que precisam ser observados, e geralmente quem não é do mercado financeiro, não consegue fazer isso sozinho.

Desenvolvi um quadro resumo com as principais características do PGBL e VGBL:

Como são muitas as características que você precisa saber sobre previdência, achei melhor ir por partes para o post não ficar muito longo e massante. Mas podem ir mandando suas dúvidas que responderemos com o maior prazer.

No próximo post vou explicar melhor sobre o imposto de renda deste tipo de produto financeiro, que faz com que ele seja bastante diferenciado (e que dá muita dor de cabeça quando feito da forma errada).

Mandem suas dúvidas!

Um grande abraço.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page