top of page

Quanto se gasta com a previdência?

Danilo Brito, CFP®

O tema previdência continua em alta no Brasil (e ao que tudo indica vai demorar um pouco para sair do noticiário). Vou escrever sobre alguns pontos importantes para refletirmos sobre o sistema atual (em outro momento entrarei no tema reforma).

O governo possui sua fonte de receitas. Se fosse uma pessoa comum essa fonte viria do salário recebido pelo trabalho. Como é o governo (que não é uma pessoa comum) esse dinheiro vem principalmente dos tributos, como impostos (há outras fontes de receitas, mas não é esse o foco aqui hoje). Esses recursos são gastos com saúde, educação, segurança, salários dos funcionários públicos, previdência, entre outros gastos.

Acontece que hoje, de toda a receita primária do governo, 58% é gasto com a previdência. Se somarmos o gasto com salário do funcionalismo, que é 13%, chegamos a 71% do que é arrecadado vai para pagamento de pessoal ativo e aposentado. Dos 29% restante, o governo investe 9% em saúde, 7% para educação e os 13% restantes são divididos em segurança, infraestrutura, transporte, tecnologia, ciência, etc.

Quer ver as coisas piorarem? Com a implantação do teto de gastos (PEC 241), ficou estabelecido um limite para os gastos do governo. Porém, os gastos com a previdência vêm aumentando rapidamente. Posso citar 3 motivos para esse crescimento: o envelhecimento acelerado da população (mais pessoas se aposentando), o aumento da sobrevida da população (as pessoas recebendo por mais tempo) e o reajuste dos benefícios acima da inflação quando o PIB cresce (as pessoas recebendo mais).

Temos um combo perigoso: o governo sem poder aumentar seu limite de gasto, mas gastando mais com a previdência. Isso faz com que a projeção para 2026 é de termos um comprometimento de 79% do orçamento só para pagar a previdência. Salário do funcionalismo, educação, saúde, transporte, segurança e as demais despesas terão que caber em 21% da receita.

Concluo dizendo que é muito importante uma reforma da previdência. Não dá para imaginarmos que nosso governo vai arrecadar “apenas” para pagar a previdência. Caso não haja mudança, teremos menos recursos para as pautas que nosso país mais precisa para crescer.

(Artigo publicado no jornal Folha Metropolitana da cidade de Guarulhos)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page