Previdência Social: algumas distorções

May 19, 2019

Algo que está sendo muito falado atualmente é a reforma da previdência. Será que sabemos o porquê que apareceu esse tema agora?

 

Nosso sistema de previdência é um sistema de repartição simples, ou seja, é um sistema onde o valor que os aposentados recebem vem dos trabalhadores na ativa. Você já deve ter notado o desconto referente ao INSS na sua folha de pagamento. O que você não vê é que esse dinheiro é para pagar o aposentado.

 

Isso significa que quando se tem mais pessoas jovens trabalhando, do que aposentados recebendo, essa conta fecha tranquilamente. Porém, quando é o contrário (mais aposentados que trabalhadores) a conta não fecha. Veja o caso do funcionalismo público no Rio Grande do Sul, lá atualmente são 162 aposentados para cada 100 ativos.

 

São várias as razões para essa distorção e uma é a baixa fecundidade. Em 1950 a taxa de natalidade no Brasil era de 6,1 filhos por mulher. Hoje esse número é de 1,7 e, segundo a ONU, continuará em queda. Assim temos mais pessoas envelhecendo (aposentados) e menos jovens (contribuindo).

 

Além da baixa natalidade, os idosos estão vivendo cada vez mais (o que é excelente para as pessoas). A grande parte da população conhece a expectativa de vida ao nascer, que em 2016 era de 75,8 anos. Isso quer dizer que quem nasceu em 2016 tem uma expectativa de viver até 75,8 anos. Porém, o que muitos não sabem é que esse número é muito influenciado pela mortalidade infantil e por homicídios (que em 2016, segundo a revista The Lancet, foi a principal causa de morte de homens brasileiros). Logo, a expectativa de vida ao nascer não reflete com precisão o tempo que as pessoas estão vivendo a mais.

 

Para a discussão previdenciária o que precisamos analisar é a expetativa de sobrevida em certa idade, ou seja, quanto tempo as pessoas vivem ao chegarem numa idade x. Em 2016 a expetativa de sobrevida aos 65 anos era de 18,5 anos. Isso significa que ao completar 65 anos esperava viver até os 83,5 (muito maior que a expectativa de vida ao nascer de 75,8 anos).

 

É claro que não é problema as pessoas viverem mais e terem menos filhos, isso só é um problema para nosso sistema de previdência, pois a conta não fecha.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Até quando você vai esperar pela sexta-feira?

August 23, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

October 30, 2017

October 23, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Home  |  Quem somos  |  Cursos |  Apostilas  |  Blog  |  Contato

Copyright © 2018 Multiplique Prepara. Powered by Design27