top of page

As várias faces da Inflação

A gente escuta falar dela quase todas os dias...e é um bichinho que mexe diretamente no nosso bolso e nas nossas finanças.

Você sabia que temos mais de uma forma de medir a inflação? Conhece os índices e de que forma eles impactam a economia?

Hoje quero explicar sobre inflação com um pouco mais de detalhes, vamos lá?

Inflação nada mais é que o contínuo aumento no nível geral de preços. Este aumento pode ter causas diferentes. Para os formuladores de politica econômica é importante saber quais são os motivos que fazem os preços aumentarem, para que as políticas sejam corretamente direcionadas.

Inflação de Demanda: quando existem mais pessoas querendo comprar do que a produção disponível.

Inflação de Custos: quando o preço das matérias primas sofrem aumentos , elevando o preço do produto final.

Inflação Inercial: quando a inflação presente é causada pela inflação passada. Isso acontece quando os agentes econômicos antecipam aumento de preços porque sabe que eles sempre aumentam. Este tipo de inflação era típica do período antes da implantação do plano Real.

Índices

Os índices mais utilizados para apuração da inflação são:

IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) : É considerado o índice de inflação dos preços de atacado e o que regula a correção dos contratos.

INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor): Seu objetivo é servir de parâmetro para reajustes salariais. A pesquisa para apuração deste índice é composta por famílias que ganham entre 1 a 5 salários mínimos.

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) : Índice oficial de inflação. Quando você escuta falar do aumento ou queda da inflação, é deste índice que eles estão falando. A pesquisa para apuração deste índice é composta por famílias que ganham entre 1 a 40 salários mínimos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page