Entenda Previdência em 10 minutos

É tanta letrinha que parece que a cabeça vai dar um nó...

Por um motivo nada bom, a discussão sobre previdência vem ganhando destaque nos últimos anos. O nosso sistema público de seguridade social, o INSS, apresenta déficits gigantescos. Ou seja, não tem dinheiro pra pagar todo mundo! Por isso você tem ouvido falar tanto em reforma da previdência. Basicamente o nosso sistema previdenciário foi desenhado para um país que tinha muitos jovens e poucos idosos (pirâmide populacional típica de países subdesenvolvidos). Muitas pessoas no mercado de trabalho para poucas pessoas aposentadas. Mas com o passar dos anos e com o desenvolvimento econômico do país, a nossa pirâmide foi mudando de forma... a expectativa de vida aumentou bastante e os casais passaram a ter menos filhos. E ficou mais difícil manter os que se aposentam, porque hoje temos menos pessoas trabalhando para cada aposentado.

Por esses motivos é que falamos tanto em previdência privada, que dentre outras funções, serve para complementar a renda na fase de aposentadoria.

Hoje as pessoas precisam tomar as rédeas, fazer um planejamento financeiro e deixar de terceirizar esse assunto para o governo.

E é aí que os gerentes de relacionamento,assessores de investimento e planejadores financeiros entram em cena! Para auxiliar as pessoas a escolher corretamente o plano mais adequado. São muitos detalhes que precisam ser observados, e geralmente quem não é do mercado financeiro, não consegue fazer isso sozinho.

Desenvolvi um quadro resumo com as principais características do PGBL e VGBL:

Como são muitas as características que você precisa saber sobre previdência, achei melhor ir por partes para o post não ficar muito longo e massante. Mas podem ir mandando suas dúvidas que responderemos com o maior prazer.