Você sabe a importância da Taxa Selic?

July 31, 2017

Semana passada o Conselho de Política Monetária (COPOM) decidiu mais uma vez baixar a taxa básica de juros para 9,25% ao ano. E desde então, só se fala nisso...que a taxa Selic voltou para o patamar de um dígito, que os investimentos precisam ser reestruturados, que a poupança voltou a ganhar força, etc.

 

 

 

Neste post queria deixar as discussões que mencionei acima um pouco de lado e tentar fazer uma ligação desta notícia com o conteúdo que estudamos para as provas da ANBIMA.

 

Basicamente, a primeira coisa que precisamos saber quando nos preparamos para a prova, é como funciona o Sistema Financeiro Nacional.

 

Ele é composto pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é aquele que vai dar as diretrizes, ou seja, direcionar a política monetária, através da definição da meta de inflação, política de crédito e política cambial. É ele que manda na parada toda! 

 

Abaixo dele vem o Banco Central, que vai executar as políticas determinadas pelo CMN.

 

Uma das ferramentas que o Banco Central tem para colocar a política monetária nos eixos é determinar qual será a meta de taxa SELIC, ou a SELIC META como é usualmente chamada. Através da SELIC o Banco Central consegue controlar a inflação, controlar o consumo, o crédito, a quantidade de moeda em circulação...ufa! Consegue controlar muita coisa.

 

A economia é uma engrenagem, onde todos os fatores de se encaixam e influenciam uns aos outros. É lindo demais!!!

 

Quando o Banco Central reduz a meta de taxa SELIC:

 

1. Ele torna o custo do dinheiro mais barato, ou seja, fica mais barato pegar um empréstimo pra comprar aquele carro que você queria, por exemplo.

2. Ele faz com que deixar dinheiro investido em produtos financeiros fique menos atrativo, porque o rendimento fica menor com a redução da SELIC.

3. Os dois fatores citados acima faz aumentar o consumo e investimentos na economia real.

4. A economia começa a acelerar... mais pessoas consumindo, mais empresas investindo, mais moeda circulando, mais empregos sendo criados, mais consumo...e segue o baile.

 

Então, não vai achando que a SELIC só tem influência sobre a rentabilidade dos investimentos.

 

Agora você pode dar essa aulinha de economia quando o cliente vier reclamar que os investimentos dele não estão rendendo nada!

 

Um abraço!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Até quando você vai esperar pela sexta-feira?

August 23, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

October 30, 2017

October 23, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Home  |  Quem somos  |  Cursos |  Apostilas  |  Blog  |  Contato

Copyright © 2018 Multiplique Prepara. Powered by Design27